sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Impressões sobre o fim do ano

Quando criança fiquei encantada com uma árvore de natal que eu avistava do alto da escada da lateral de casa. Dentro da minha história, ela era gigante, imperecível, abarrotada de luzes e, numa realidade totalmente inventada, estava há léguas de distância de onde eu a via – o que, aos olhos infantis, a tornava muito mais interessante. De tão mágica, chegava a duvidar se era real. Não muitos anos mais tarde, meu pai me levou até ela e tamanha foi minha decepção ao descobri-la fascinante apenas na minha imaginação. Por sorte, a magia já havia se instaurado e norteado a minha lembrança.
 
 
Com Papai Noel minha relação nunca foi das melhores, embora eu gostasse muito do mistério que protegia sua existência e suas chegadas pelas chaminés, ainda que também inventadas. O bom velhinho – há controvérsias! – passava em casa justo nos primeiros minutos do meu sono. Um pouco antes da meia-noite, quase sempre. No dia seguinte, como se não fosse a coisa mais cruel do mundo, vinha a famigerada notícia: “- Papai Noel passou aqui logo depois que você foi dormir!”. Só não perdia mais tempo tentando compreender a malvadeza do Noel por um só motivo: sim, precisava abrir meus presentes.
 
Se a Árvore de Natal, que na realidade não era a dos sonhos, e Papai Noel, que nunca quis me encarar pra valer, me apresentaram o gosto amargo da frustração, todo o resto vinha embrulhado em papel brilhante, fitas vermelhas, e esperança, muita esperança. Junto dela uma civilidade que facilitava os sorrisos nos rostos mais improváveis, os pedidos de desculpas entalados na garganta e no orgulho, os abraços até então contidos, os encontros não vividos, e os agradecimentos, coadjuvantes, muitas das vezes.
 
 
Hoje, adulta, tenho a sensação de que no fim do ano nos possibilitamos algumas tréguas e, de forma a amenizar o que não deu tão certo nos outros meses, experimentamos alguma dose de condescendência. De algum Natal de muitos anos atrás vem a cena que me faz pensar assim. De um lado meu avô materno, que era um homem de pouquíssimas palavras e raríssimos sorrisos, do outro eu apertando o play da minha boneca que, no papel de mãe, embalava sua filha em um berço, com direito a trilha de ninar. Não haverá nada que apague da memória a gargalhada vigorosa daquele avô, tantas vezes bronco, enternecido pela boneca progenitora e pela neta que o lembrava, sem perceber, que era tempo de se permitir.
 
Por outro lado, o fim do ano revela o que não demos conta no restante dele ou dos anteriores. Funciona mais ou menos como uma vassoura que encosta na ponta do tapete, o levanta e nos obriga a conferir o que ainda não foi varrido para fora dele. A boa notícia é que, atormentados ou não pela poeira que não limpamos, seremos lançados a 365 novas folhas de calendário, que podem representar um número consolador de oportunidades.
 
 
Carregados de promessas e empenho, os últimos dias do ano nos colocam em contato, de forma intensiva, com o princípio da nossa dualidade; o Yin Yang na filosofia chinesa. Luz e sombra, frustração e conquista, apatia e superação, amor e egoísmo, renúncia e doação. Um tempo para nos redimirmos, sobretudo, com nós mesmos e criarmos novos sentidos para perdermos logo adiante – e a vida não é isso?

É no reconhecimento da nossa imperfeição que produzimos o melhor que podemos ser. Inventar uma nova vida a cada final de ano continua sendo o nosso maior grito de esperança.
 
Feliz nova vida. Feliz 2013.
 
 
Renata Gonçalves

12 comentários:

  1. Fim de ano.... Tempo de me lembrar que não encontrei tantos dos meus amigos que moram longe.
    E de pensar que temos novas 365 oportunidades de promover o nosso, viu Rê?!
    Feliz Novo Ano!
    Beijos mil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fê. Me conta quando vier a Belo Horizonte. Quem sabe não estreamos o novo ano com um encontro, hein.

      Feliz ano novo, querida.

      Beijos,

      Excluir
  2. Renata,

    Encantador, como os outros textos que você escreveu e que eu tive o privilégio de ler!

    Desejo-lhe muita saúde, paz, sucesso e que a vida "inventada" seja a nossa realidade, se isso fizer bem a nós e ao próximo... pois o final do ano traz consigo o início de outro e a possibilidade de recomeçar... graças a Deus!

    Beijos,
    Marisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marisa. Te desejo um lindo recomeço, se assim for sua vontade. Volte sempre.

      Beijos,
      Renata

      Excluir
  3. Renata, muito bacana o texto. Também tenho algumas sensações frustrações quanto Noel, passado durante minha infância.

    Desejo a você e família um 2013 de muitas realizações e saúde .

    Grande abraço.

    João Luiz

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, João. Que o novo ano seja ainda mais especial. Certamente será, ainda mais com o novo bebê. Muita saúde e alegria, sempre, meu amigo.

    Forte abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Amei Renata!
    Me fez relembrar, meu gostoso passado...
    Mesmo chegando a maturidade e os compromissos, devemos sempre, deixar fluir um pouco da criança que existe dentro de nós! Desta forma, podemos agir com mais doçura diante das situações
    difíceis que aparecem em nosso cotidiano.
    Desejo a você e sua abençoada família um ILUMINADO 2013, com muuitas conquistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Silvana. O olhar da criança torna a vida mais leve, não é? Obrigada pelo lindo comentário e um ano realmente inesquecível para você e sua família.
      Beijo,
      Renata

      Excluir
  6. Coisa linda, Rê!
    Também tenho essa sensação de condescendência e da busca por uma nova vida a cada fim de ano. Esses sentimentos nos ajudam na reflexão dos erros e acertos do ano que passou e na mudança no ano que chega. E que assim seja a cada ano, para que nós possamos crescer e para que nossa existência não seja em vão.
    Um 2013 maravilhosamente lindo e cheio de luz para nós!
    Beijão

    Ps: estou me prometendo uma ida a BH esse ano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzinha, já disse e repito: venha mesmo a BH. Vai ser um imenso prazer te rever e poder conversar sobre a vida com você.
      Muitas alegrias, querida.
      Beijo,

      Excluir
  7. Lindeza, amei. Tive as mesmas frustações com o papai noel e daqui posso visualizar a imagem de seu avô gargalhando ao te ver tão encantada com a sua boneca mãe. A personificação da inocencia, pureza, encantamento. Ele teve motivos para sorrir. um abração
    fatima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande a saudade que sinto por você, Fatinha. Delícia de comentário, como haveria de ser.
      Amo você para sempre.
      Beijos,

      Excluir